É... eu tenho Síndrome de Cushing...!
Não quero fazer promoção, ninguém em sã consciência faria isso, o problema é que descobri após 7 anos sofrendo com vários sintomas, após brigar com um tumor no pâncreas, que ainda não se sabe ao certo se ficou curado ou migrou. Me senti na obrigação de abordar um assunto tão importante e muito mal divulgado no Brasil. Poucos são os médicos que se preocupam com exames que indicariam a real causa de tão dolorosos sintomas. O que chama mais a atenção é o ganho de peso, ouvi de um "intitulado médico" que eu precisava fechar a boca, comer alface e beber água o dia inteiro. Esse era o meu problema: eu comia demais...! Sendo que não era verdade, mas tentar convencê-lo seria perda de tempo.
Hipertensa de carteirinha, tudo foi se tornando um círculo vicioso, uma série de sintomas aparecendo e para todos eles arrumavam uma causa, tipo: Se você emagrecer a pressão melhora, o inchaço some, as dores no joelho e no corpo passam porque a sua coluna não aguenta seu novo peso, as manchas negras que começaram nas canelas e hoje estão nos braços, no rosto eram normais para quem é "hipertenso e está "ALÉM DO PESO", me coube a pergunta engasgada, vejo muitos obesos mórbidos que não têm nada disso.
Final de 2012 tive duas infecções urinárias graves, fui internada duas vezes com dor forte nas costas... Resultado da tomografia: dois cistos no rim esquerdo, um cisto raro (?) e um cálculo que cresce absurdamente. Passei por urologistas que não sabiam ler a tomografia, emergência não nos dá o laudo e não consegui marcar outra nem que a vaca voasse... Só em junho de 2013 abririam marcações. Plano de saúde, carência... Esqueci.
Em junho de 2013 me preocupei com outras coisas tipo uma pneumonia dupla e uma sinusite de arrepiar.
Encontrei um clínico que jamais vou esquecer a cara sínica, havia a pedido meu, encaminhado a um ultrassom, ao ler o resultado sorridente disse: - Você está acima do seu peso (ohh), isso nas pernas são meias de "..." por causa da pressão alta, (nem ouvi e nem me interessou saber de quem eram as meias que eu usava), o cálculo não está tão grande, vai sair se beber bastante água (piada)...Estamos em agosto, ano que vem, lá por volta de fevereiro vamos fazer um novo ultrassom para ver se o cálculo se desfez, para as dores no corpo? Ah o que você tem em casa? Tem dipirona? Ibuprofeno? Tome de 6/6 horas se sentir dor". Então, tudo é por que sou GORDA?
Não...! Estou gorda! Fiquei gorda! Será que ninguém me escuta??
Meu Anjo da Guarda sentiu peninha de mim, Dr. House interveio e junto com um outro Anjo chamado Rafael (lindo até no nome) descobriram que a causa de tudo é uma só, um tumor de 3,0 por 2,7 cm na minha pobre adrenal que mede 5,0 cm.
As pessoas tanto se auto-medicam como se auto-rotulam: "Sou gorda" "Sou velha"...
Ter idade não significa ter uma vida cheia de privações, as dores não são necessárias se você não tem uma vida sedentária. Eu trabalhava, caminhava, dançava, vivia, mas mesmo assim fui parando com tudo, fui me sentindo velha e gorda, feia e esquisita, me fechei, cansada, sem ânimo, irritada, com vontade de sumir, meu cabelo cai, minhas roupas não cabem, ganhei barba, bigode, pelos na barriga. Cãibras horríveis ao tentar vestir um sutiã, ensaboar meu pé? Missão impossível rs, dedos dobram, formigam, cada junta dói, quando ainda insistia em caminhar, em dado momento já não aguentando mais eu dizia: - Nossa parece que vou para um lado e minha bunda para outro rsrs.
Uma barriga de grávida e uma dor do lado esquerdo tão forte que no exame um grito de dor tão forte saiu sem que eu percebesse, assustei o médico. Manchas roxas que não lembro ter batido em lugar algum surgem do nada e em qualquer lugar, dores de cabeça de enlouquecer, imagine um amolador de açougueiro furando a fronte, entrando e saindo coisa de uns 10 minutos, do jeito que vem, vão, do nada, a garganta arde o dia inteiro, a visão escurece, dor em toda parte que já quebrei quando menina, sem forças para segurar peso, coisas caindo das mãos, Deus... Que difícil...!
É fácil ouvir: você precisa emagrecer, difícil é você conseguir quando seu organismo não deixa e sua cabeça entra em uma nóia querendo te enlouquecer. Você sente medo, sente calafrios ao se olhar no espelho, você não se reconhece, e as pessoas exigem de você uma força sobrenatural quando na verdade desistir e ver tudo acabar seria o mais correto. Mas nem adrenalina para alguma coisa eu tenho, meu cortisol está alto me inibe qualquer reação.
Então, alguém simplesmente aparece e decide por sua vida, luta pelos seus dias, não se dá por vencido e você ainda tem um pingo de força de não sei onde para acreditar. Aguardo para operar, nem sabemos se é benigno ou maligno, é preciso abrir e ponto. São tantos exames que me perco em datas, a memória falha e não me concentro em mais nada, estou um perigo rs.
Mas vou aguentar firme porque mesmo sendo essa uma doença rara, alguém me ouviu, sei que vão tentar e eu vou deixar, vou esperar e no fundo do coração espero que eu ainda volte a sorrir porque é muito difícil quando a sensação de ser atropelada todos os dias é uma constante em sua vida.
É preciso divulgar, é preciso que alguém se importe mais com as causas do que com as hipóteses.
É fácil dar o diagnóstico "de gordo", a causa de "estar gordo" é que é difícil...!
Me assumi grávida, de um tumor que me levou a Síndrome de Cushing, então o nome do bebê que se Deus quiser não vai levar nove meses para nascer, é Cushinho, espero até lá eu me suporte porque tem horas que nem eu mesma me aguento...! Mas prefiro a irritação a depressão =/
A meu ver essa doença já não é tão rara hoje em dia...! Agora mesmo é que não vou fechar a boca, mas é para divulgar, porque ainda prefiro o meu cafézinho o dia inteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário